top destaque 2013

PROGRAMA DE INDIO

11/08/2013

Aeromóvel vai operar só seis horas por dia na primeira etapa

De início, veículos funcionarão só em dias úteis, mas Trensurb promete avaliar possibilidade de ampliação

De início, veículos funcionarão das 10h às 10h, em dias úteis. Foto: Paulo Nunes/CPFoto:
De início, veículos funcionarão das 10h às 10h, em dias úteis. Foto: Paulo Nunes/CP
O aeromóvel de Porto Alegre, a primeira linha da tecnologia a entrar em operação comercial no mundo, funciona oficialmente a partir deste sábado, interligando a estação Aeroporto do Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho. A operação ocorre durante o fim de semana e, depois apenas em dias úteis. Inicialmente, as viagens serão feitas das 10h às 16h, de forma gratuita, pelo menos até o fim de agosto.

Assim, quem embarcar no aeromóvel no Salgado Filho, por enquanto, não paga tarifa. No sentido contrário, a passagem do trem, de R$ 1,70, dá direito a usar o aeromóvel. Quando a operação comercial se iniciar, o mesmo valor deve ser cobrado de quem embarcar no aeroporto, mas já valendo, também, para a viagem de trem.

O diretor-presidente Humberto Kasper esclarece que as viagens devem ocorrer de forma gratuita pelo menos por um mês. Em relação ao horário reduzido, após a primeira semana de funcionamento ele promete avaliar a possibilidade de ampliação.

A cerimônia de inauguração, amanhã, vai contar com a presença da presidente Dilma Rousseff. O evento ocorre a partir das 9h deste sábado, junto à estação do aeromóvel no aeroporto.

A operação assistida deve durar até 90 dias, período em que a responsabilidade segue da empresa contratada, a Aeromovel Brasil S.A.

A linha do aeromovel vai usar dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, em processo de finalização da automação, e outro para 300, com chegada prevista para setembro. Ambos devem operar de forma alternada, conforme a demanda. O trajeto de 814 metros é percorrido em dois minutos. O valor total do projeto é de R$ 37,8 milhões.



Fonte: Camila Kila/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário