top destaque 2013

PROGRAMA DE INDIO

02/07/2011

Pela liberdade, contra o AI-5 DIGITAL

Já dizia o ditado “Vale mais a pena ser um sábio calado do que um papagaio mal informado” e nestes últimos dias, ele veio bem a calhar. Recentemente, a mídia explorou de diversas formas os ataques aos sites governamentais, chegando a até mesmo a citar o Wikileaks como um motivador para essas ações.

Essa reação da imprensa e a perplexidade da população era até de se esperar, já que a maioria das pessoas não conhece nem mesmo a distinção entre hackers e crakers, consideram todos como bandidos ou simplesmente seres do mal que vão roubar nossas vidas, e estão dispostas a serem manipuladas por alguns despreparados formadores de opinião. E com toda essas informações confusas progapagadas pela mídia, um antigo e já muito discutido assunto voltou: o AI – 5 Digital.

O AI – 5 Digital é um projeto do Deputado Eduardo Azeredo (PSDB – MG) que tem o objetivo de controlar a internet, com direito à espionagem de servidores, como forma de "evitar o mal" , como a pedofilia. O projeto vem sendo conduzido de forma desordeira e com argumentos que não se sustetam, como por exemplo, que a pedofilia seria consequência da internet, já que pode ser o meio para disseminar materiais impróprios. E que, portanto, a internet deveria sofrer algum tipo de controle. Pensando dessa forma, o Estado deveria grampear previamente o telefone de todos só porque é possível ameaçar outros de morte por meio de uma ligação, ou então, tirar qualquer tipo de faca do mercado, já que pode ser uma perigosa arma.

É importante que todos os cidadãos estajam enterados do assunto pois ele age diretamente nos direitos de cada um de nós, cada cidadão deve ouvir e formar sua opinião com consciência. Os últimos ataques são sim situações sérias, que envolvem informações nacionais, mas não podem ser usado para favorecer um projeto de lei que prevê que sejamos controlados ou supervisionados o tempo todo.

Sabiamente, o Ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante, afirmou que a invasão de sites estatais significa que o governo “precisa investir e se preparar para ter uma estrutura de defesa mais articulada e eficiente”, não que isso deva servir como motivo para censura ou perseguição indiscriminada.

Escrito por Penélope - Coordenadora da Comunidade Linux Indaiatuba
Publicado por: Julia Flores


Nenhum comentário:

Postar um comentário