top destaque 2013

PROGRAMA DE INDIO

02/07/2011

Porto Alegre: uma cidade livre

O uso da internet e do software livre como um meio para que o cidadão seja um agente transformador da sociedade foi tema de debate realizado nesta sexta-feira (1º de julho), durante o fisl12. Mediados pelo embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, representantes governamentais falaram sobre Porto Alegre como um exemplo da construção de Cidades Livres.

Porto Alegre respira a democracia digital. No ano em que a Organizações das Nações Unidas (ONU) definiu que a internet deve ser um direito fundamental, a capital gaúcha se destaca no Brasil por promover a inclusão digital há quase 30 anos. Newton Braga Rosa, coordenador do InovaPoa, destacou o fato de o município ter sido o berço do Fórum Social Mundial e promover o próprio fisl há 12 anos.

Para o secretário da Governança da Prefeitura local, Cézar Busatto, com a inclusão digital “cada cidadão é um governante da cidade como um todo”. Uma ferramenta que já está sendo utilizada nesse sentido é o site PortoAlegre.cc, uma rede social que depende essencialmente da colaboração cidadã para a melhoria da cidade.

O presidente Procempa, André Imar, acredita que a sociedade deve preservar dois bens: a vida e a liberdade, que é a razão da existência do fisl. “Para que essa liberdade ocorra, os ambientes têm que cobrar espaços para que essa democracia ocorra”. Enquanto ele vê Porto Alegre como um exemplo de democracia digital, considera inadmissível o cerceamento da internet em outras regiões do país.


Publicado por: Julia Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário