top destaque 2013

PROGRAMA DE INDIO

04/07/2013

Fisl14 mostra que crimes de espionagem são os mais comuns na internet

Fisl14 mostra que crimes de espionagem são os mais comuns na internet

Teresa Furtado Para o TechTudo
O 14º Fórum Internacional Software Livre, Fisl14, teve início nesta quarta-feira (03) e contou com a participação de Gilberto Sudre, professor e pesquisador do IFES. Sudre, que também é comentarista de tecnologia da Rádio CBN, falou sobre a investigação de crimes na internet e a perícia computacional forense, que busca evidências para desvendar os casos cibernéticos.
Gilberto Sudre fala sobre as dificuldades da perícia computacional forense no Brasil (Foto: Gilberto Sudre fala sobre as dificuldades da perícia computacional forense no Brasil)Gilberto Sudre fala sobre as dificuldades da perícia computacional forense no Brasil (Foto: Teresa Furtado)
No mundo dos seriados norte americanos como CSI, Criminal Minds e Law and Order, a perícia computacional forense funciona com uma perfeição invejada por profissionais da área. Neles, ações como ampliar uma imagem milhares de vezes sem perder a resolução ou invadir de máquinas ilegalmente acontecem, mas são ações completamente fora da realidade.
Há uma série de evidências que podem ser coletadas como discos rígidos, pen drives, celulares, memórias e até ser analisado o comportamento dos processos para averiguar sua relação com os crimes, porém, se nas séries tudo é acessado livremente, na realidade isso tudo obedece a um processo com etapas para não ter sua legalidade discutida em tribunal.
Além disso, os profissionais da área não trabalham exclusivamente com crimes virtuais, pois eles podem ser solicitados na resolução de crimes diversos para atender a demanda específica. E como na ficção, podem ser consultores ou funcionários do governo.
Os principais tipos de crimes na internet hoje tem alguma relação com invasões com fins de espionagem, demissões, quebra da privacidade, e recuperação de dados. E há uma dificuldade imensa de punir os culpados por problemas para a obtenção de provas, investigações baseadas em provas testemunhais e outros.
Se os crimes vão ficando cada vez mais sofisticados com a evolução da tecnologia é natural que as ferramentas forenses também evoluam e quem sabe, um dia cheguem ao mesmo nível das usadas nos seriados de televisão.
Quer saber mais sobre Software Livre? Acesse o Fórum do TechTudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário