top destaque 2013

PROGRAMA DE INDIO

09/07/2013

Vaga de Simon abre disputa no PMDB

Ibsen e Rigotto admitem concorrer ao Senado e Sartori cita nome de Fogaça

A notícia da aposentadoria do senador Pedro Simon, em 2014, foi o estopim para que a disputa interna no PMDB saísse dos bastidores. Ontem, o ex-deputado Ibsen Pinheiro e o ex-governador Germano Rigotto se colocaram à disposição do partido para concorrer à cadeira que Simon ocupa desde 1991. Ambos ressalvam que a decisão de Simon ainda pode ser revista, mas caso seja confirmada, seus nomes devem ir à convenção da legenda

"Não é possível saber agora se é uma decisão definitiva, mas é compreensível, pela sua idade, apesar de estar bem de saúde. Mas, confirmada a saída do Simon, vou propor o meu nome para disputar essa vaga na convenção. Me considero um nome de conciliação", revelou Ibsen, que até o ano passado era presidente estadual do partido.

Rigotto declarou que o Senado seria um novo estímulo em sua carreira. "O Senado seria um desafio novo, mas caberá ao partido tomar essa decisão em momento oportuno. Temos outros ótimos nomes e o PMDB deve escolher o mais preparado", disse. Contudo, ele acredita que seja fundamental que a definição aconteça ainda este ano.
De acordo com Rigotto, está descartada qualquer hipótese de disputar a eleição em outro cargo. "Meu nome surgiu sempre como uma possibilidade ao Senado, ao governo e para deputado federal. Mas não serei candidato a governador, fico feliz com a lembrança, mas não existe essa possibilidade, ainda mais oito anos depois. Assim como para deputado. Já fui e considero que cumpri meu papel", declarou.

Ele ainda ventilou a possibilidade de que a vaga seja usada como atrativo na composição de uma coligação. "Podemos construir uma coligação, já que nos três últimos pleitos o PMDB não abriu mão da majoritária (governador e senador)."

Outro nome cogitado para a vaga nos bastidores da sigla, o do ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, preferiu não entrar na briga. Sartori almeja ser o candidato peemedebista ao Palácio Piratini, o que é negado oficialmente por ele. "Até o final do ano teremos muitos movimentos e novas situações que exigirão muita cautela para o processo de construção de uma coligação", afirmou. Para Sartori, além de Ibsen e Rigotto, o partido conta com nomes como José Fogaça e Mendes Ribeiro Filho como opções para o Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário